bxContainerTop

Centro Educacional

Você está aqui: Home Histórico

Histórico

O INSAEOS surgiu de uma proposta inovadora na formação inicial e continuada de profissionais, a qual visualiza na comunidade escolar, nova característica aliada à competência profissional construída a partir da produção do conhecimento científico e tecnológico aplicado ao mundo do trabalho: a sensibilidade, entendida aqui sob o triplo aspecto de capacidade de percepção física, predisposição psico-emocional para reagir a estímulos e faculdade de experimentar impressões morais (valores). Essa aliança entre sensibilidade e competência profissional resulta de uma educação que ultrapassa a formação profissional, promovendo também, o desenvolvimento integral do ser humano. Outro diferencial que torna a INSAEOS uma proposta inovadora é a concepção de um processo de educação profissional, científica, tecnológica e humana, fundamentada na unidade ensino-pesquisa-extensão.

A origem do INSAEOS está vinculada a um Instituto de Pesquisa, denominado Instituto Avançado de Estudos e Orientações à Sociedade, idealizado em 2004 a partir da intenção de desenvolver projetos sócio-educacionais em parceria com a sociedade civil organizada, com vistas a contribuir para a transformação da sociedade, fazendo emergir princípios como ética, sensibilidade, responsabilidade social, lealdade e satisfação.

Em 2006, o Instituto de Pesquisa é formalmente fundado e obtém do Ministério da Justiça, em 30 de junho (DOU 10/07/06) a qualificação de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Em 2008, o Instituto delineia um projeto maior, o qual deve mobilizar um grande número de pessoas em prol de inovar a relação escola/trabalho na formação profissional continuada, não apenas no encaminhamento pedagógico do processo ensino e aprendizagem, mas também no direcionamento administrativo de instituições de especialização profissional. O projeto é lançado à sociedade da região Oeste do Paraná, o qual de imediato conquista profissionais de múltiplas áreas com princípios e formas de atuação afins, constituindo a unidade de associados fundadores com a missão de expandir o INSAEOS do plano das idéias, para instaurá-lo no contexto sócio-histórico do século XXI. É fundada então a instituição privada, sem fins lucrativos, INSAEOS - Centro Educacional, a qual nasce com um grande parceiro, o Instituto Avançado de Estudos e Orientações à Sociedade, a fim de desenvolver projetos educacionais, sociais, culturais, esportivos e de pesquisa enfatizando o valor de parcerias no desenvolvimento da sociedade.

Emergindo com o princípio vital qualificado na pesquisa, não é possível visualizar que as ações didático-pedagógicas na especialização profissional proposta pelo INSAEOS possam desconsiderar ou não valorizar o quanto cabível, a importância da pesquisa no processo de formação profissional e desenvolvimento humano. Da mesma forma, não é possível visualizar o papel das instituições de ensino na formação humana apenas na estrutura físico-acadêmica, mas nas múltiplas relações que se estabelecem entre o meio acadêmico e a sociedade na forma da extensão. Neste transitar de conhecimentos suscitados pela pesquisa e partilhados pela extensão, o INSAEOS propõe um processo de educação integral, contínuo e coletivo, promovendo o ensino e a aprendizagem a partir de princípios que se norteiam pela consciência e prática de valores humanos elencados nos princípios, já citados, emersos da transformação da sociedade.

 
Transparente
Informativo Informativos
containerCLose